Perda de Cabelo: Causas, Sintomas e Tratamentos

Publicado 05/03/2025 por Trend Agora

Queda de Cabelo
Perda de Cabelo: Causas, Sintomas e Tratamentos

A perda de cabelo, ou alopecia, pode afetar apenas o couro cabeludo ou todo o corpo, sendo temporária ou permanente. Ela pode resultar de hereditariedade, alterações hormonais, condições médicas ou do processo natural de envelhecimento. Embora qualquer pessoa possa experimentar queda de cabelo, é mais comum entre os homens.

Visão Geral

Quando falo em calvície, refiro-me à perda excessiva de cabelo no couro cabeludo. A causa mais comum é a perda hereditária de cabelo com o avanço da idade. Algumas pessoas optam por deixar a queda de cabelo seguir seu curso natural, sem buscar tratamento ou disfarçar. Outras preferem camuflá-la com penteados, maquiagem, chapéus ou lenços. Há também aquelas que escolhem tratamentos disponíveis para prevenir mais perda de cabelo ou estimular o crescimento.

Antes de procurar um tratamento para queda de cabelo, é fundamental conversar com um médico para entender a causa específica da sua condição e explorar as opções de tratamento adequadas.

Sintomas

A perda de cabelo pode se manifestar de diversas formas, dependendo da causa subjacente. Pode surgir de maneira súbita ou gradual e afetar apenas o couro cabeludo ou todo o corpo.

Calvície de Padrão Masculino

Em meu caso, a calvície de padrão masculino começou com o recuo da linha do cabelo na testa ou no topo da cabeça, podendo progredir para uma calvície parcial ou completa.

Calvície de Padrão Feminino

Para as mulheres, a calvície de padrão feminino geralmente inicia com o afinamento progressivo dos fios no topo do couro cabeludo. Muitas notam primeiro uma diminuição na densidade capilar onde repartem o cabelo na porção central superior da cabeça.

Perda de Cabelo Irregular (Alopecia Areata)

Experimentei uma perda de cabelo repentina, que começou com uma ou mais manchas calvas circulares que podem se sobrepor.

Alopecia por Tração

Notei que o uso frequente de rabos de cavalo, tranças ou bobes apertados pode causar perda de cabelo, conhecida como alopecia por tração.

Alopecia Fibrosante Frontal

Observei que o tratamento precoce de uma linha capilar recuada pode ajudar a evitar uma calvície permanente significativa. A causa dessa condição é desconhecida, mas afeta principalmente mulheres mais velhas.

Outros sinais e sintomas de perda de cabelo incluem:

  • Afinamento gradual no topo da cabeça.
  • Pontos calvos circulares ou irregulares no couro cabeludo, barba ou sobrancelhas.
  • Afrouxamento repentino do cabelo, especialmente após um choque físico ou emocional.
  • Perda de cabelo em todo o corpo, como resultado de condições médicas ou tratamentos como a quimioterapia.
  • Manchas de escamação que se espalham pelo couro cabeludo, indicativas de infecções como a micose.

Quando Consultar um Médico

Procurei meu médico quando fiquei angustiado com a perda persistente de cabelo e desejei buscar tratamento. Para mulheres que estão passando por uma linha capilar recuada, é aconselhável conversar com um médico sobre o tratamento precoce para evitar calvície permanente significativa.

Além disso, se você notar perda súbita ou irregular de cabelo, ou uma queda maior que o normal ao pentear ou lavar o cabelo, é importante consultar um profissional de saúde. A perda súbita de cabelo pode sinalizar uma condição médica subjacente que requer atenção.

Causas

Geralmente, perdemos de 50 a 100 fios de cabelo por dia, o que não é perceptível, pois novos fios estão crescendo simultaneamente. A perda de cabelo ocorre quando novos fios não substituem os que caíram.

As causas comuns incluem:

  • Histórico familiar (hereditariedade): A causa mais comum é uma condição hereditária que ocorre com o envelhecimento, conhecida como alopecia androgenética, calvície de padrão masculino ou feminino.
  • Alterações hormonais e condições médicas: Gravidez, parto, menopausa, problemas de tireoide e condições como alopecia areata podem causar perda de cabelo.
  • Medicamentos e suplementos: Certos medicamentos para câncer, artrite, depressão, problemas cardíacos, gota e pressão alta podem ter a perda de cabelo como efeito colateral.
  • Radioterapia na cabeça: O cabelo pode não crescer de volta como era antes.
  • Eventos muito estressantes: Muitas pessoas experimentam afinamento geral do cabelo vários meses após um choque físico ou emocional.
  • Penteados e tratamentos: Penteados que puxam o cabelo com força, como rabos de cavalo ou tranças, e tratamentos com óleo quente ou permanentes podem causar queda de cabelo.

Fatores de Risco

Fatores que podem aumentar o risco de queda de cabelo incluem:

  • Histórico familiar de calvície.
  • Idade avançada.
  • Perda de peso significativa.
  • Condições médicas como diabetes e lúpus.
  • Estresse.
  • Má nutrição.

Prevenção

A maioria dos casos de calvície é causada por fatores genéticos e não pode ser prevenida. No entanto, algumas dicas podem ajudar a evitar tipos evitáveis de queda de cabelo:

    • Seja gentil com seu cabelo, evitando puxões ao escovar e pentear, especialmente quando molhado.
    • Evite tratamentos agressivos, como bobes quentes, modeladores de cachos, tratamentos com óleo quente e permanentes.
    • Limite penteados que puxam o cabelo com força.
    • Consulte seu médico sobre medicamentos e suplementos que possam causar queda de cabelo.
    • Proteja seu cabelo da luz solar e de outras fontes de luz ultravioleta.
    • Pare de fumar. Alguns estudos mostram uma associação entre tabagismo e calvície em homens.

Se você estiver sendo tratado com quimioterapia, pergunte ao seu médico sobre uma touca de resfriamento. Esta touca pode reduzir seu risco de perder cabelo durante a quimioterapia.